Fork me on GitHub
Você esta em:Home » Notícias Tech » A morte dos produtos da Adobe

A morte dos produtos da Adobe

A profecia irá se realizar? O Adobe Flash vai morrer?

A semana passada a Adobe revelou que vai descontinuar o desenvolvimento de sua versão para móveis em Flash. Assim reforça que talvez ainda em 2012 o Flash irá morrer! Eu aposto que não só o Flash irá morrer como aposto que seu mais novo sistema conhecido como Edge, Dreanweaver e o Flex também irão pelo mesmo caminho.

Quem diria, mas um tempo atráz (+/- uns 2 anos) o Flash erá oque tinha de melhor para a web. Muitos apostaram em frameworks 3d para o Flash chamado Paper Vision, que introduzia o 3D dentro do Flash. Para visualizar um exemplo de Paper vision visite http://www.papervision3d.org

Confesso que de início achei bem bacana o Paper Vision juntamente com o aplicativo de desenvolvimento de sistemas Flex, mas quando eu falava aos meus amigos que tinha comprado um livro sobre Flex e estava estudando o Paper Vision, recebia a resposta: Tú é loko!!, tá andando para tráz? kkk Confesso que ambos são bem pesadinhos.

Então desisti de aprender tais ferramentas. Mas também parei para pensar, como pode umas ferramentas tão boas serem tão rejeitadas? Acho que a resposta foi o Fanatismo rs, ou seja, depois que Steve Jobs anunciou publicamente que não utilizaria mais Flash, todo mundo parou de utilizar. Uns desejam que nem tivesse existido ou abominan.

Bem só sei que niguém mais quer saber de produtos da Adobe, somente o Photoshop sobrevive atualmente.

Niguém quer mais saber de Dreanweaver, alegam que suja muito o código. E isso é verdade, agora vem o novo sistema de desenvolvimento em HTML5 da adobe o Edge, que eu considero de preguiçoso ou chegou muito tarde. Na minha opnião ele era para ter vindo antes da moda de Web 2.0, HTML5, CSS3 e Tableless.

Na minha visão, quando você oferece uma outra opção no início, você é visionário. mas quando oferece no fim, você esta tentando pedir pelo amor de Deus USE!

Então enfim, nem posso dizer que vou sentir saudades desses produtos, pois ou eram difíceis de fazer um bom trabalho com eles ou porque ainda vão continuar existindo sistemas diferentes, rápidos e que fazem a mesmo coisa com menos trabalho!

Uma coisa eu sei, a última campanha para morte de um sistema, foi a do IE6. Que realmente morreu e a microsoft para sair por cima até fez um bolinho para comemorar rs. E agora temos a “Occupy Flash” lançada por um grupo de desenvolvedores, tem como objetivo limar a tecnologia Flash da internet.

Texto da Occupy Fhash

“Seu tempo já foi. Ele trava muito, requer atualizações de segurança constantes, não funciona na maioria dos dispositivos móveis. É um fóssil remanescente da era de padrões fechados e controle corporativo unilateral da tecnologia web. Sites que dependem de Flash apresentam uma experiência totalmente incoerente (e muitas vezes inútil). O Flash faz a web menos acessível. Ele está travando a internet”, diz o manifesto publicado no site da organização. xiiiiii

 

Acima Bolo feito para comemoração na Microsoft pela morte do IE6

 

Acima campanha EI6 Dead. Previram a morte até 2014, mas morreu prematuramente em 2009

 

 

 

Adobe Flash, será o próximo?

 

 

Até o próximo, valeu!

 

Sobre o Autor

Designer, Web Developer & Linux Administrator

Meu nome é Deivison Arthur, tenho 29 anos, sou Administrador Linux, Analista de Sistema, Webdesigner e Pesquisador. há mais de dez anos. Nasci no Rio de Janeiro, atualmente trabalho como Gerente de Tecnologia e E-commerce at Grupo FFernandes e Freelancer nas horas vagas. Desenvolvimento em Joomla, Wordpress, Drupal, Magento e outros GPLs...

Quantidade de Artigos : 114

Comentários (1)

Enviar Comentário

© 2012 Powered By Wordpress, Deivison Arthur

Ir para cima