Fork me on GitHub
Você esta em:Home » Implementação » Integração Nota-Fiscal Eletrônica com o Magento

Integração Nota-Fiscal Eletrônica com o Magento

Hoje em dia, o único problema que se tinha com o Magento para apresentar um e-commerce 100% era a NF-e, mas pesquisando na web soluções para emitir NF-e em magento encontrei um super projeto chamado NFEPHP (site do projeto: http://www.assembla.com/spaces/nfephp/wiki).

Segue alguns caminhos das pedras para o ecodesenvolvimento do componente para Magento:

Bem acredito que com os links acima já é o bastante para criar um componente de NF-e para Magento. Existem 2 possibilidades nessa integração a mais fácil é essa (http://www.magentocommerce.com/boards/viewthread/69620/#t299233) e pelo que vi é justamente oque os módulo de NF-e que são vendidos fazem, ou seja, geram um arquivo txt no Magento, onde é necessário converter para XML, Assinar e enviar posterioridade. Ao meu ver módulos assim, não vale um centavo se quer! Pois eles são quase manuais em seu processo rs.
Já a segunda possibilidade é criar um módulo que faça tudo por dentro do Magento, e acredito que com o NFEPHP dá para se fazer tudo isso!
Obs: Pelo que vi não existe nenhum módulo que trabalhe assim atualmente no mercado para vender. Então assim que eu tiver um tempo irei desenvolver um módulo de NFE para Magento Free! :p

Atualmente para quem não tem conhecimentos avançados para criação de um módulo de NF-E e/ou tempo disponível para desenvolvimento, existe um ótimo meio para emissão de nota-fiscal eletrônica integrado diretamente com o Magento. O Bling

Conheça a Bling e aproveite mais essa outra alternativa para emissão de nota-fiscal eletrônica no Magento.

A integração é feita em apenas alguns passos, sem a necessidade de conhecimentos de desenvolvimento. Bastando apenas setar algumas conf do seu Magento no admin do bling.

==========================================================================================
INTEGRAÇÃO NO MAGENTO VIA API
==========================================================================================

http://www.bling.com.br/manuais.bling.php?p=api.magento

==========================================================================================
Como devo proceder para iniciar emissão de NF-e?
==========================================================================================

http://www.bling.com.br/manuais.bling.php?p=iniciar.emissao.nfe

Para quem é indicado

  1. Empresas que foram obrigadas a emitir Notas Fiscais Eletrônica e ainda não possuem nenhum sistema
  2. Empresas que já tem um sistema informatizado em sua empresa porém não tem possibiliade de emissão NFe.
  3. Empresas que já utilizam o Sistema Emissor Grátis do SEFAZ, mas querem uma alternativa mais ágil e profissional.
  4. Desenvolvedores e WebDevelopers que desejam utilizar o NFe Bling para emitir e gerenciar NFe’s para seus sistemas.

Principais características do Bling NFe

  • Não requer nenhum setup inicial, você sai emitindo Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) em poucos minutos.
  • Efetua, opcionalmente, todos os cálculos de impostos da NFe (ICMS, IPI, PIS, COFINS, ST, II) de forma automatizada, baseando-se em regras pré-definidas.
  • Valida todas as informações e assina digitalmente a NFe.
  • Envia o arquivo XML da Nota Fiscal para os computadores das Secretarias da Fazenda Estaduais (SEFAZ).
  • Controla a aprovação da nota e autorização de uso.
  • Imprime o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).
  • Armazena automaticamente os cadastros dos clientes e produtos.
  • Envia por e-mail a NFe emitida (DANFE e XML).
  • Disponibiliza online para download pelos clientes as NFe’s emitidas.
  • Possui uma API (Interface de aplicativo para outros desenvolvedores) para intregar com outros sistemas.

Simplicidade

A tela de digitação da Nota Fiscal é igual a de uma Nota Fiscal impressa. É só digitar as informações básicas, deixar o Bling fazer os cálculos para você e enviar para o SEFAZ!

Estou estudando para em breve lançar um módulo que fará essa integração de forma automatizada, pois atualmente a integração do Bling com o Magento é feita através de conexões por webservice do Bling ao Magento. Pensei em fazer um módulo que além de criar todos os campos obrigatórios no Magento como CNPJ, CPF, IE, NCM,… fizesse também o envio do pedido do Magento para o Bling tb por webservice, onde seria disparado automaticamente(Para quem possui a opção de captura automática e/ou que seta o pedido como faturado automaticamente) ou por evento(Onde só seria enviado para o Bling os pedidos que fossem faturados no adm do Magento. Gostaria que os interessados postassem comentários sobre.)

Errata: Acima erroneamente afirmei que o Bling passou a se chamar Tiny, porém Bling e Tiny são empresas distintas, onde a Bling foi a primeira empresa a oferecer esse tipo de serviços web aqui no Brasil.

——————————————————————

Atualização dia 17/10/2012

Olá pessoal, comecei a usar o Bling em meus projetos e gostaria de saber se a comunidade gostaria de um módulo automatizado para o Bling? deixa eu explicar:

Bling é ótimo e muito bem feito, ele se integra ao Magento através do webservice para captura dos pedidos para geração da NF-e. Para configurar essa captura dos pedidos do Magento pelo Bling, basta alguns cliques e conf de um usuário do Magento no Bling.
Então pensei no seguinte: Criar um módulo para o Magento que fará essa integração de forma automatizada através do cron do Magento. E outra coisa que observei seria que para geração de NF-e será necessário alguns atributos como CFP, CNPJ, IE, NCM…. Ou Seja, na instalação desse módulo ele verificaria a existência desses atributos.
Atualmente a integração é feita através de conexões por webservice do Bling ao Magento, onde por ele se seleciona os pedidos a serem importados.
Com esse meu módulo penso em enviar os pedidos do Magento para o Bling, ou seja, mudaria a ordem de quem enviaria para quem. Seriam enviados de 2 formas:
Automaticamente
Os pedidos faturados seriam enviados automaticamente para o Bling. Essa opção funcionaria para quem possui a opção de captura automática da Cielo/Redecard ou para os outros meios de pagamentos que setam os pedidos como faturado automaticamente. Haveria uma configuração de um intervalo para os envios dos pedidos na conf na adm do módulo, utilizando o cron do Magento.
Por evento
Onde só seria enviado para o Bling os pedidos que fossem faturados na adm do Magento. Essa opção serve tb para quem possui captura manual da Cielo ou Redecard e também para confirmação de pagamento do Boleto.
Além de como dito acima, ele iria verificar a existência dos atributos como CFP, CNPJ, IE, NCM…  Acho que seria muito útil para quem usa o OSC original comprado pela Ipagare ou comprado diretamente no site onestepcheckout.com
Obs: Penso em colocar esse módulo free!
Gostaria que os interessados postassem comentários aqui, muito obrigado!

Sobre o Autor

Designer, Web Developer & Linux Administrator

Meu nome é Deivison Arthur, tenho 29 anos, sou Administrador Linux, Analista de Sistema, Webdesigner e Pesquisador. há mais de dez anos. Nasci no Rio de Janeiro, atualmente trabalho como Gerente de Tecnologia e E-commerce at Grupo FFernandes e Freelancer nas horas vagas. Desenvolvimento em Joomla, Wordpress, Drupal, Magento e outros GPLs...

Quantidade de Artigos : 114

Comentários (17)

  • Bruno

    Olá Deivison. òtima iniciativa! Estou começando a utilizar o Bling e acho a usabilidade dele muito boa! Porém, acredito que há espaço para melhorias. Principalmente nas automatização dos envios dos pedidos do Magento. Por exemplo, hoje eles buscam automaticamente no Magento os pedidos com status “Pendente”! E isso não é configurável.
    Se precisar de ajuda para testes, conte comigo

    abs

    Responder
  • Rogério Tessari

    Olá Deivison.
    Muito legal essa iniciativa de esclarecer os pontos que geram dúvidas para quem está precisando emitir nota fiscal eletrônica e utiliza o Magento, como o momento e as formas de integrar a plataforma de e-commerce com o ERP.
    Apenas esclarecendo a questão entre Tiny e Bling, inicialmente eram duas marcas do mesmo produto, ou seja, o Bling não é antecessor do Tiny. No início deste ano a empresa foi divida e os produtos tornaram-se independentes, o Tiny sendo mantido e desenvolvido pela Tiny Software (que conta com os sócios orginiais, Rogério Tessari, Ismael Cazer e toda a equipe de desenvolvimento e suporte) e o Bling pela Organisys (do sócio original Antônio Nodari).
    O ERP Tiny também possui estas formas de integração e gostaríamos de saber se este módulo que está sendo desenvolvido no Magento será compatível ou terá uma extensão para o Tiny ERP?
    Saudações.

    Responder
  • Rodrigo

    Achei bem interessante esse bling irei ver entre ele e o tiny, também acho boa a iniciativa do modulo, espero que de certo.

    Responder
  • Marcio

    Olá Devison. Também utilizo o Bling e realmente essa automação seria perfeita. Inclusive já tinha até visto ERPs por causa disso mas o investimento seria muito grande. Estou a disposição também no que puder ajudar.

    Abs

    Responder
  • Vampre

    Oi Deivison, irei utilizar o Bling também junto com o OSC 4 Pro. Só uma dúvida. O campo CPF/CNPJ o Bling pega do cadastro do usuário, ou do cadastro do endereço?

    Este módulo que você está desenvolvendo seria show, com certeza. E quanto ao módulo para emissão de notas dentro do magento (com o NFEPHP), deixou de lado?

    Abraço

    Responder
  • Mendes

    Bom, acho que o caminho é plataforma propria, desde que muito bem feita. O Magento já era (para nós pelo menos), lento, pesado, embora completissimo, reconheço (por isso tanta gente ainda o usa). O admin é complexo para clientes que não sabem mexer (tenho muitas reclamações tipo “pode deixar a administração mais simples”). Bata o olho em um site e saberá que é feito em Magento, a grande maioria não sabe alterar o layout eficientemente e quem sabe, investe tempo suficiente para criar 5 sites. Muitos dos meus clientes ficam insatisfeitos com as lojas, querem algo mais simples e principalmente, algo que não os faça perder tantas vendas pela complexidade do checkout. Alem de tudo isso, voce depende de terceiros, mesmo dizendo que é gratis, é nada, ele tem dono e nada poderá garantir que um dia cheguem e digam, “a partir de agora tem que pagar para usar, não tem mais free”. O livezilla fez isso que quebrou as pernas de meio mundo que usava. O mundo é agil, as coisas estão mudando, quem não investir em algo rapido, que de flexibilidade, principalmente quanto a mobile, vai ficar para tras. Aqui na agencia estamos investindo nisso, são dezenas de milhares de reais, mas acho valer a pena pela curva de recuperação na criação depois. Invista no Magento e segure o risco.

    Responder
  • David

    Deivison, Não uso o OSC.
    Minha dúvida é seo bling importaria para o bairro a 4ª linha de endereço padrão do Magento.
    Qual seria o código ?

    Agradeço a Ajuda

    Responder
  • Francisco Fernandes

    Muito boa a dica Deivison,
    chegou a sair o módulo?

    Vi no fórum e fiquei muito interessado também em ajudar…

    Abraços!

    Responder
  • Alexandre Gomes

    Deivison, você já chegou a iniciar o desenvolvimento do módulo, se não ainda, gostaria de poder ajudar e colaborar no desenvolvimento se for possível…

    Responder
  • Joao Henrique

    Ou,

    Muito obrigado pelas informacoes todas.

    Eu tereia muito interesse nisso.

    Abracos,
    Joao

    Responder
  • Jefferson

    Bom dia Deivison,

    Na primeira parte do seu post, vc diz que pretende criar um modulo de emissão de NF-e baseado no NFEPHP e depois já comenta sobre a utilização do Bling onde desenvolve um certo marketing do produto.

    Você acha realmente que não é interessante ter um modulo free integrado ao Magento do que pagar mensalidades do Bling?

    Abraços e Sucesso

    Responder
  • Rodolfo Tomaz

    Daivison, boa noite você conseguiu desenvolver esse módulo na qual você fala em seu site ?? Cara estou a procura mais não consigo achar nenhum módulo nesses estilo ! Caso tenha desenvolvido mi avise por favor !

    Responder

Enviar Comentário

© 2012 Powered By Wordpress, Deivison Arthur

Ir para cima