Fork me on GitHub
Você esta em:Home » Dicas Dev Magento » Magento abandono de carrinho: Relembrar produtos esquecidos no carrinho

Magento abandono de carrinho: Relembrar produtos esquecidos no carrinho

Módulo fantástico que relembra o cliente sobre o produto colocado no carrinho e não finalizado.

Existem vários blog sobre Magento, mas um que realmente admiro muito é o da empresa Inchoo. Esse com certeza vai ser a primeira de muitas vezes que irei falar dessa magnífica empresa. Pois bem, existem alguns módulos na web sobre abandono de carrinho como o Follow Up Email da Aheadworks. Esse módulo é fantástico, pois ele faz mais do que o abandono de carrinho enviando o código promocional incentivando o fechamento do pedido, por exemplo ele tb envia emails para os clientes que estão fazendo aniversário oferecendo também um código promocional.

Porém como brasileiro é brasileiro assim como malandro é malandro rs. Existem clientes espertinho que ao notarem que ganharam o voucher de desconto na primeira compra sempre iram deixar os seus produtos no carrinho abandonado, somente para pegar o desconto rs. Não que isso seja um grande problema pois normalmente se o logista oferece um desconto para os abandonos, singnifica que ele ainda estará lucrando sobre a venda e apenas o lucro será um pouco menor.

Ou seja, imagine quantas vendas um clientes que pensa que esta lucrando pode fechar? Na verdade em sua grande maioria as estratégias de marketing desejam exatamente isso que o cliente pense que esteja pagando menos e tendo vantagens, como por exemplo a compre 3 e pague 2 :D

Mas para quem deseja surpreender o cliente com o abandono do carrinho ao ler o post do Inchoo tive uma epifania!

Bem o artigo do Inchoo descreve passo a passo de como montar um módulo de abandono de carrinho(veremos mais abaixo como fazer), ele não foi programado para o envio de voucher então caso queira fazer somente isso recomendo o módulo acima da Ahedworks, mas recomendo um trabalho conjunto dos 2 módulos. (Uai porque isso??)

Bem a epifania que informei que tive acima foi em tratar o abandono de carrinho um pouco diferente do praticado pelo da aheadworks, ou seja, a minha idéia é de que apos 30 min do cliente ter enviado o produto ao carrinho e não fechado por algum motivo, o módulo irá enviar uma notificação por email lembrando que ele possui um produto no carrinho!

Bem segundo um grande vídeo que vi recentemente assisti sobre Business Model Generation (E que recomendo a todos assistirem essa palestra!!), Inovação nem sempre representa criar algo novo, mas também pode ser representado em uma maneira diferente de se fazer algo já existente. Isso é denominado Inovação de processo. ou seja, basicamente fazer a mesma coisa de forma diferente! rs

Então acredito que explorar o abandono de carrinho dessa forma (após 30min) o cliente vai sentir que existe alguém atrás do processo que esta atento aos passos dele e que nós nos importamos com ele e sua compra. Assim além dele se sente mais seguro tenho certeza que irá se surpreender, pois ele mesmo irá notar a instintivamente a inovação no processo! Como que eu sei disso??? Ainda não comprei em um e-commerce que fizesse isso e por mais que já deva existir e-commerces que fazem isso não são muitos! ;)

Parte técnica de como fazer:

Bem o módulo da Inchoo assim como o módulo da aheadworks foi programado para envios em cima da técnica que é normalmente encontrada em abandono de carrinho que se baseia em dias. Minha ideia é alterar o módulo para que seja tratado em minutos e não em dias.

O tutorial é encontrado em : http://inchoo.net/ecommerce/magento/remind-customers-to-place-their-first-order-in-magento/

Para setar o aviso em minutos e não em horas basta alterar o XML na parte referente ao cron em:

<schedule><cron_expr>0 1 * * *</cron_expr></schedule>

O cron do Magento funciona igualmente ao cron do Linux assim

# *    *    *    *    *  commando a ser executado
# ┬    ┬    ┬    ┬    ┬
# │    │    │    │    │
# │    │    │    │    │
# │    │    │    │    └───── Dias da semana (0 - 6) (Onde 0 representa o Domingo e o 6 o Sábado)
# │    │    │    └────────── Mês (1 - 12)
# │    │    └─────────────── Dia (1 - 31)
# │    └──────────────────── Hora (0 - 23)
# └───────────────────────── Minuto (0 - 59)

Então alterando para <schedule><cron_expr>30 * * * *</cron_expr></schedule> teremos a certeza que o cron irá funcionar todo dias da semana, todo mês, toda hora e em todos  30min. Da forma que estava <schedule><cron_expr>0 1 * * *</cron_expr></schedule> O cron irá executar toda 1 hora da manha e não em hora em hora.

É necessário mexer dentro do módulo na parte que ele pega o reminder interval, para que o mesmo seja alterado para o funcionamento de horas e não dias, ou para não ficar muito chato e também ter menos trabalho, pode setar o reminder interval dentro do modulo em 0, assim somente será enviado um email após 30 min da compra.

Bem é isso! Aviso que somente tive a idéia e não tive tempo para estuda-la melhor ou mesmo estudar o módulo melhor, mas fica a dica de como surpreender o cliente com uma simples inovação no processo!

Fontes:

Sobre o Autor

Designer, Web Developer & Linux Administrator

Meu nome é Deivison Arthur, tenho 29 anos, sou Administrador Linux, Analista de Sistema, Webdesigner e Pesquisador. há mais de dez anos. Nasci no Rio de Janeiro, atualmente trabalho como Gerente de Tecnologia e E-commerce at Grupo FFernandes e Freelancer nas horas vagas. Desenvolvimento em Joomla, Wordpress, Drupal, Magento e outros GPLs...

Quantidade de Artigos : 114

Enviar Comentário

© 2012 Powered By Wordpress, Deivison Arthur

Ir para cima