Fork me on GitHub
Você esta em:Home » Destaque » Reduza o First Load Time do seu Magento em até 50% com SPDY

Reduza o First Load Time do seu Magento em até 50% com SPDY

Conheça o protocolo SPDY do Google para acelerar o acesso Web e é um sério candidato para o protocolo HTTP/2.0

Oque seria o SPDY?

Wikipedia: SPDY (pronunciado speedy) é um protocolo de rede desenvolvido principalmente pela Google para transporte de dados pela internet. Apesar de não ser atualmente um protocolo padrão, o grupo que está desenvolvendo o SPDY está trabalhando em direção a uma padronização cuja última versão é o spdy/4. O SPDY é similar ao HTTP, com os objetivos sendo reduzir a latência na carga de páginas web e aumentar a segurança ao navegar na internet. O SPDY alcança a redução da latência através da compressão, multiplexação e priorização. O nome não é um sigla, mas um versão reduzida da palavra “speedy” do inglês. SPDY é uma trademark do Google.

Oque ele pode fazer?

Na verdade o SPDY não é um alternativo ao HTTP/2.0 como o anunciado no título desse post, isso add apenas para o SEO e servir como chamariz rs O SPDY não veio para substituir o protocolo HTTP, quem veio para substituir o HTTP foi o Nginx lembra? Já existem módulos para uso do SPDY no Nginx ou Apache!

O SPDY modifica o modo como as respostas e requisições HTTP são realizadas. Em vez de realizar diversas requisições para carregar os elementos de uma página, o SPDY estabelece uma única conexão e trabalha com multiplexing, ou seja, pacotes de diversas requisições são combinados e enviados por esta única conexão. Com isso, é possível ter até 64% de redução no tempo de carregamento das páginas.

Como sempre na lista de navegadores que suportam o SPDY são os mesmos de sempre como (Chrome, FF, Opera…) o IE vem com grande atraso rr

Quem usa?

Quem já notou que o Google usa o https full, ou seja, todos as páginas do buscador estão em https? Então quem já notou isso notou também que Facebook, Twitter e outros também rodam em full https correto? Pois bem coisa boba essa apenas esses playerse outros gigantes fazem uso do SPDY!

veja mais em: http://www.ghacks.net/2012/07/15/facebook-announces-spdy-support/

Só que ainda sim existem controvérsias sobre uso do SPDY. Simplesmente o criador do Varnish (Poul-Henning Kamp) grande Guru do FreeBSD, informou que o SPDY se trata de um estudo ainda beta e que não recomenda o uso do mesmo com o Varnish.

SPDY has come a long way, and has served as a very worthwhile proof of concept prototype, to document that there are gains to be had. But as Frederick P. Brooks admonishes us: Always throw the prototype away and start over, because you will throw it away eventually, and doing so early saves time and effort. Overall, I find the design approach taken in SPDY deeply flawed.

Para outros testes mais profundo, veja mais em:  https://www.varnish-cache.org/docs/trunk/phk/http20.html

Vamos aos testes!

Logo após ler sobre o o uso e ver que grandes players fazem uso do mesmo, realizei uma pquena pesquisa mais aprofundada e um pequeno teste para verificar o first load

Em minhas pesquisas verifiquei que o uso do SPDY se pode ter um ganho de performance no first view de até 62%! Um teste feito e gravado mostra a redução considerável do tempo de carregamento e com isso ganho de velocidade. Veja abaixo:

Veja mais em: http://www.favbrowser.com/spdy-vs-http-benchmarks/

Bem em meu servidor na AWS com Nginx, Varnish, APC, Percona e Sphinx cheguei ao incrível nível:

Veja mais em: http://www.webpagetest.org/result/130301_F7_10XJ/ 

Ficou foda, com o first load de 4 milésimo de segundos loading e no segundo com 2 milésimo de segundo. Isso seria magnífico se fosse com o Magento, mas foi apenas com uma página php com algumas linhas de código.

Já no meu Magento nesse mesmo servidor consegui chegar em:

Veja mais em: http://www.webpagetest.org/result/130301_0W_2PV/

Esse utilizando o Magento consegui chegar a um first load de 6 segundos e no segundo loading de 2 segundos. Está bom, mas já que cheguei aqui procurei por como diminuir mais inda esse first time do meu Magento.

Bem cheguei a conclusão que o que determina um bom first load é basicamente como se faz o JS e CSS, ou seja, existem várias regras para se diminuir o first time de uma página Magento além dos quais eu já havia feito com o APC e Gzip, como por exemplo add todos os JS no final da página.

Veja mais em: http://www.seomoz.org/blog/15-tips-to-speed-up-your-website

Em outros testes peguei 2 sites que são a favor do uso do SPDY para diminuir o primeiro loading time da página. O resultado não é o top mas realmente o que foi prometido em cima do first load foi alcançado

veja mais em: http://www.webpagetest.org/result/130314_ED_G4G/

veja mais em: http://www.webpagetest.org/result/130314_FQ_G4J/ 

OBS: Ao analisar o código fonte por exemplo da página https://www.benjaminwiedmann.net/ podemos ver claramente que não faz uso de junção de JS nem CSS e também que não se usa o min em nenhum JS. Outro ponto é que o JS não são carregados no final da páginas como recomendado por técnicas que citei acima para diminuir o first time de uma página!

Ou seja, o bagulho funciona! rs

Ferramentas para análise do SPDF:

Existem ferramentas para o google Chrome e Firefox que nos mostram se o domínio faz uso ou não do SPDY:

Google Chrome: https://chrome.google.com/webstore/detail/spdy-indicator/mpbpobfflnpcgagjijhmgnchggcjblin

Firefox: https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/spdy-indicator/

Minhas conclusões:

Acredito que ainda se tem que aguardar mais informações e atualizações do SPDY, principalmente pela incompatibilidade com o Varnish. Pois já vimos que o Varnish junto com Nginx e APC faz um milagre em nossos e-commerces!

Fontes:

Sobre o Autor

Designer, Web Developer & Linux Administrator

Meu nome é Deivison Arthur, tenho 29 anos, sou Administrador Linux, Analista de Sistema, Webdesigner e Pesquisador. há mais de dez anos. Nasci no Rio de Janeiro, atualmente trabalho como Gerente de Tecnologia e E-commerce at Grupo FFernandes e Freelancer nas horas vagas. Desenvolvimento em Joomla, Wordpress, Drupal, Magento e outros GPLs...

Quantidade de Artigos : 114

Comentários (3)

Enviar Comentário

© 2012 Powered By Wordpress, Deivison Arthur

Ir para cima