Fork me on GitHub
Você esta em:Home » Sistemas GPL » Sencha Extjs4 liberado!

Sencha Extjs4 liberado!

E para comemorar segue download de uma interface criada por mim para auxiliar programadores iniciantes a criarem seus sistemas com o Extjs, mesmo não conhecendo muito de Extjs.

Do dia para a o outro foi anunciado a fusão dos 2 maiores frameworks da área de aplicativos touch e gráficos, do jqTouch e Raphaël. Talvez a notícia não tivesse se repercurtido tanto se o nome da empresa não tivesse sido alterado.

Mas o que é o Sencha EXTJS?

É uma framework JavaScript contendo dezenas de recursos para o desenvolvimento de aplicações web. Para ver o que o EXTJS é capaz de fazer, veja os exemplos de extjs.

Suas Licenças

O Extjs dividiu a sua licença em duas “frentes”. A primeira delas é a versão comercial, com suporte e acesso direto (via svn) ao código fonte, com a possibilidade de realizar atualizações no framework quase que diariamente. Esta versão comercial é, obviamente, para a construção de aplicações comerciais com ext. A versão mais barata, sem suportem fica em 329 dólares.

A versão “grátis” obedece a licença GPLv3, cujo o item mais importante é que você deve disponibilizar o código fonte de sua aplicação. Ou seja, se vai criar uma aplicação utilizando o Extjs “gratuito”, deverá usar a licença GPLv3 também. Você até pode cobrar pelo seu software, mas terá que disponibilizar o código fonte de forma gratuita. Com isso, a venda da sua aplicação vai depender da boa vontade do cliente, de querer pagar por ela ou não.

Você pode usar todo o Extjs para aprender e para criar a sua aplicação, desde que não cobre por ela. Quando a aplicação estiver pronta, você decide em comprar uma licença e vender livremente a sua app ou então disponibilizá-la de forma open source e cobrar por um eventual suporte ou doação.

Por mim a licença GPLv3 deveria ser atotada para todos os sistemas open soucer!

Mudou-se o nome para Sencha, mas o Extjs continua o mesmo até o nome rs

Segundo informações o Ext JS Framework não foi descontinuado, nem alterado, nem nada! Ele existe e por enquanto mantém o seu nome, mas está com a promessa de agregar muito mais valor. Isso, para mim, só criará mais forças ao framework! A princípio recebo com muito entusiasmo a notícia, que só irá criar ainda mais oportunidades para aqueles que trabalham com o Ext.

Também não devemos nos preocupar com o restante dos produtos, porque eles já alertaram que essas mudanças não afetaram o desenvolvimento do Ext JS, Ext GWT, Ext Core e nem Ext Designer. Talvez os nomes se alterem, mas os códigos permanecem os mesmos. Jack Slocum deixa a empresa

Entre as principais novidades no Extjs4 temos:

  • Maior facilidade de aprendizado: 40 novos exemplos, o dobro da documentação, 12 novos guias, padronização de nomenclatura.
  • Framework de teste: mais de 4.000 testes automatizados em 21 combinações de browsers e modos.
  • Sistema de classes completo.
  • Isolamento para evitar interferências com outras bibliotecas na mesma página.
  • Arquitetura MVC (model-view-controller).
  • Ferramentas de otimização para deployment.
  • Componentes gráficos em JavaScript nativo.
  • Grid modular, extensível e com suporte a carregamento contínuo (sem paginação).
  • Leiautes e renderização mais inteligentes.
  • Mecanismo de acesso a dados aperfeiçoado.
  • Suporte a armazenamento local do HTML5.
  • Suporte a temas aperfeiçoado.
  • Muitas outras melhorias em componentes.
Disponibilização do código fonte de uma interface em Extjs2 feita por mim grátis logo abaixo!

Em 2009 produzi alguns pequenos sistemas em EXTJS, naquela época estava na versão 2.0. Após 3 anos, muitas alterações foram realizadas nessa biblioteca, tanto na parte conceitual, quanto no código e licença. Felizmente tudo mudou para melhor, e mesmo que algumas pessoas tenham reclamado em relação a sua licença, acredito que é mais do que justo cobrar por um bom framework.

Para incentivar a utilização do Sencha Extjs4. Estou disponibilizando o código fonte de uma interface que fiz em Extjs2 gratuitamente.

Ná época fiz a inteface para migração de um ERP do meu antigo emprego na Fiocruz. Assim feito de maneira simples, possibilita a implementação de qualquer tipo de programação PHP, seja ela básica ou avançada.

Espero que com essa interface, os jovens programadores consigam utilizar o Extjs mesmo sem conhecer muito do Framework, pois fiz de jeito bem simples, onde dará para utilizar do básico do PHP até mesmo um Framework como CakePHP para montar um belo sistema.

O código fonte que disponibilizo conta com uma tela de login que utiliza ajax para autenticação de maneira muito muito fácil e uma tela de back-end com um menu lateral e tabs(abas) no meio. A tela inicial conta com um gráfico da biblioteca Fusio Charts. Pena que o Fusion Charts seja em Flash rs, mas de qualquer forma pode substituir ele por um html5 ou grafico em Jquery ou até mesmo utilizar o próprio rescrevendo de maneira dinâmica o XML do Fusion Charts.

No Layout do menu, fiz com que ao clicar sobre um item do menu, ele dispare uma ação de carregamento de um iframe dinâmico na abas, se não me enganho fiz utilizando o plugin History do Jquery. Assim tornando o carregamento do iframe dinâmico, ou seja, você poderá programar de forma modular(separando seus forms) do sistema, bastando apenas nas telas do Extjs colocar o script de controle da autenticação.

Atenção! Para para fazer download do código fonte, coloco obrigatório dar um like para habilitar a visualização do link para download do mesmo. Faço isso para que assim você possa estar ajudando a compartilhar esse mini projeto e tornar ainda mais popular o Sencha Extjs.

Login: teste
senha: teste
O link de download será habilitado ao dar o LIKE abaixo!

Espero que ajude a alguém a conhecer ainda mais esse sensacional Framework de duplo nome rs.

fontes:
http://www.sencha.com/
http://www.extdesenv.com.br

Sobre o Autor

Designer, Web Developer & Linux Administrator

Meu nome é Deivison Arthur, tenho 29 anos, sou Administrador Linux, Analista de Sistema, Webdesigner e Pesquisador. há mais de dez anos. Nasci no Rio de Janeiro, atualmente trabalho como Gerente de Tecnologia e E-commerce at Grupo FFernandes e Freelancer nas horas vagas. Desenvolvimento em Joomla, Wordpress, Drupal, Magento e outros GPLs...

Quantidade de Artigos : 114

© 2012 Powered By Wordpress, Deivison Arthur

Ir para cima